O Caerus CLDS4G é o Contrato Local de Desenvolvimento Social Quarta Geração do Marco de Canaveses. É um projeto de intervenção social para promover o emprego, auxiliar as famílias nos seus desafios, dinamizar a infância e juventude e a comunidade. 

O Caerus CLDS4G, de acordo com o Programa CLDS, pretende “ampliar” boas práticas, experiências, potencialidades do território do Marco de Canaveses. Neste sentido é o projecto oportunidade: emprego, formação, qualificação, empreendedorismo, apoio familiar, participação comunitária, atividades e parcerias.

Equipa Técnica

A equipa Caerus CLDS4G é constituída por 4 técnicos: uma gestora de empresas, uma psicóloga, uma educadora social e uma coordenadora técnica. Estas têm responsabilidades nas áreas do emprego, da família, da infância e juventude e da comunidade. Valorizam a proximidade, tentam dar soluções concretas aos que delas carecem, através de um trabalho em parceria e em rede com a comunidade.


Durante o período de vigência do programa, o município do Marco de Canaveses tem estes 4 técnicos a trabalhar em prol da comunidade.

Judite Freitas – Coordenadora técnica
juditefreitas@caerus.pt – 926106785

Liliana Teixeira – Gestora de empresas
lilianateixeira@caerus.pt – 926106922

Joana Moreira – Psicóloga
joanaferrasmoreira@caerus.pt – 926106967

Cátia Ribeiro – Educadora Social
catiaribeiro@caerus.pt – 926106876

Nome do projecto

“Na mitologia grega, Caerus era o deus da oportunidade, da sorte e da felicidade. Representava o que era certo, justo e na “”hora certa””. Foram estes os atributos escolhidos para denominar o nosso projeto social. 


O Caerus CLDS4G pretende ser uma oportunidade para as pessoas, para as famílias, para as crianças e jovens e para a comunidade.


Nos outros concelhos, o Programa CLDS4G assumiu diferentes nomes, no Marco de Canaveses o CLDS4G é o Projecto Caerus.”

CLDS (O que é?)

CLDS é a sigla do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social. É uma medida governamental para promover a inclusão e combater a pobreza e a exclusão social.


O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (Programa CLDS) foi criado e regulado pela Portaria nº396/2007 de 2 de abril, com alterações introduzidas pela portaria 285/2008, de 10 de abril, com a finalidade originária de “promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”. 


Os CLDS são coordenados por uma ou mais entidades locais, sem fins lucrativos. O CLDS do Marco de Canaveses é coordenado pela Fundação Santo António e promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.